sexta-feira, 22 de março de 2013

Boku wa Tomodachi ga Sukunai NEXT 10-11


Eis outro anime que já vejo há algum tempo - vi quando saiu a 1º temporada e estou a acompanhar a 2º que pelos vistos está a aproximar-se do final.

Boku wa Tomodachi ga Sukunai conta a história de um grupo de alunos de uma escola que tem sérios problemas em relacionar-se com os outros. Uma espécie de anti-sociais (por vontade própria ou sem querer, mas não mal interpretados) que se juntam e formam um clube chamado "Clube dos Vizinhos". Nesse clube pretendem ajudar-se mutuamente para que possam um dia ter amigos e fazer tudo aquilo que outras pessoas fazem, tais como: sair juntos, ir ao cinema, ir a festas, etc.



Mal começamos a conhecer as personagens, percebemos o porquê da sua falta de popularidade.
Não é um anime com uma história memorável, mas acho que o elemento random conta bastante no que diz respeito ao entretenimento. Observar as tentativas frustradas de serem populares ou mesmo as ideias que têm acerca das pessoas ditas normais, pode ser bem divertido. Mesmo as suas personalidades únicas e completamente tresloucadas fazem com que este anime possa ter momentos completamente inesperados, o que na minha opinião, só torna tudo ainda mais divertido.

A certa altura do anime começo a perceber que talvez eles não sejam conscientes disso, porém, constituíram entre eles um círculo de amizades. No entanto, teimam em dizer que não têm amigos, recusando-se observar e aceitar aquilo que construíram como clube. Todavia, penso que isso talvez esteja prestes a mudar devido ao desenrolar da história nos últimos episódios.

SPOILER ALERT! (Quem estiver interessado em ver o anime, sugiro que não continue a leitura porque vou revelar acontecimentos dos últimos episódios)



Inicialmente, pensei que a Rika fosse a rapariga génio mais tresloucada de sempre. A sua mente está cheia de imagens e diálogos perversos ao mais alto nível xD Nunca mais me vou esquecer do episódio em que ela do nada e inesperadamente, levantou a mão e disse: "Fuck".

Este ar inocente que se vê nesta imagem que coloquei, engana muito. Rika é viciada em pornografia, mais precisamente guy on guy action. Contudo, por detrás de toda essa loucura e perversidade, está uma rapariga atenta às interações entre todos os elementos do clube e mais do que isso, é sensível à forma de ser de cada um. Incluindo Kodaka, o rapaz que pensei que fosse representar o típico rapaz que tem uma espécie de harem à sua volta. Na verdade, pode ser um pouco assim, mas ele é bem mais perspicaz do que quer dar a entender. Isso demarca-o de outra personagens que vi em outros animes.



Rika vê como o Kodaka é na verdade. Ele que se queixa da sua impopularidade devido à cor do seu cabelo e até à forma como se veste, não é nada mais do que alguém que simplesmente tenta negar a realidade à sua volta. Como? Ele não aceita ou não consegue acreditar (nem se esforça) que exista alguém que goste dele tal como é. Rika apontou isso e mais. Disse-lhe que ele sabe o que se passa à sua volta, mas nega-o com todas as forças, fingindo não ver, fingindo não ouvir.
Ela acertou em cheio, arrancando quase uma ordem de Kodaka para que parasse de dizer aquelas coisas. Nesse momento, tenho que dizer que a minha consideração por ela subiu em flecha. Por detrás daquela loucura, está uma pessoa especial e até gostava que ela ficasse com o Kodaka no fim :)

Essa conversa entre os dois regressou em força à mente de Kodaka no episódio 11. Inesperadamente, Sena declarou-se sem pensar duas vezes.



Ali estava ela a jogar descontraidamente mais um dos seus jogos estranhos quando subitamente começou a falar no casamento arranjado que os dois tinham e que ainda que fosse uma coisa decidida pelos pais de ambos, pensando melhor, ela admitiu que não achava a ideia má porque estava apaixonada pelo Kodaka.
Para choque de todos, sobretudo de Kodaka, ela disse aquilo tudo sem hesitação e finalmente, ao encará-lo, ele fez aquilo que sempre fez até então. Fingiu não ouvir, desculpando-se com o facto do som do jogo que Sena estava a jogar, estar muito alto. Ela ia repetir e ele inventou uma desculpa esfarrapada para sair da sala do clube sob o olhar triste de Rika.

Nesse momento, senti raiva do Kodaka. Ele não pode continuar assim, negando que as raparigas à sua volta têm sentimentos por ele. Tem que aceitar que nele existem qualidades e que é sim possível que gostem e se apaixonem por ele. Posto isso, terá que se decidir por uma delas.



Penso que durante muito tempo, a decisão sempre pairou muito à volta de Yozora (a amiga de infância) e Sena. Contudo, tendo em conta, a importância crescente de Rika na história, acho que ela é a melhor candidata de todas. É a que melhor entende Kodaka e disse abertamente aquilo que ele precisava de ouvir.

Por tudo isto, força Rika&Kodaka!

Ja ne ^^



quinta-feira, 7 de março de 2013

Sakurasou no Pet na Kanojo [21]

Ainda não tinha falado deste anime que tenho acompanhado desde da sua estreia. Sakurasou No Pet Kanojo conta a história de Sorata que vive numa espécie de residência para estudantes um tanto problemática. Inicialmente, ele vivia em outra residência de estudantes, mas porque teimava em salvar todos os gatos que encontrava na rua, disseram-lhe que ou se desfazia dos gatos ou seria expulso da residência.

Sakurasou, a residência de estudantes problemática, foi o lugar ideal que Sorata encontrou para poder ficar juntamente com os seus animais de estimação. Contudo, essa residência está repleta de pessoas beeem particulares! Como se já não bastasse viver com Jin, Misaki e Ryunosuke, junta-se Mashiro - uma artista de renome que tem um pequeno problema. Não consegue fazer nada (que não envolve pintura) sozinha!
Então Sorata transforma-se numa espécie de babysitter de Mashiro em que tem que acordá-la, mudar a sua roupa e até arrumar o quarto dela porque caso contrário tudo aquilo parece um campo de batalha!

Eventualmente, juntam-se outras personagens. Nanami, uma amiga de longa data de Sorata que também vai para Sakurasou porque pagava bem menos ali e ela precisava de um lugar barato e também, conhecemos Rita, uma personagem que aparece em alguns episódios. (Para mais detalhes, assistam o anime! Vale a pena!)

O episódio que vi hoje, o 21 foi especialmente triste e confesso que partilhei da dor das personagens. As lágrimas ameaçaram começar logo nos primeiros minutos do episódio quando Nanami começa a chorar no meio da aula, sem motivo aparente.

 Aoyama Nanami

Embora a maioria dos seus colegas na sala, não soubessem o motivo, Sorata sabia.
Nanami tinha o sonho de ser uma Seiyuu (uma actriz -> dobradora) e para tal, entrou numas aulas para esse efeito que frequentou durante dois anos. Ela mesma teve que arcar com os custos porque não tem o apoio dos pais que desejavam que ela seguisse outra carreira. No entanto, Nanami mostrou-se persistente e fiel ao seu sonho, pagou as suas aulas e a sua estadia na Sakurasou, trabalhando em part-time até à exaustão e mesmo doente. À semelhança de Sorata, também admiro Nanami porque trabalha como ninguém para atingir os seus sonhos.

Contudo, os resultados de uma audição que podia marcar o início da sua carreira, não foram bons e ela teria que cumprir a sua promessa. Os seus pais disseram-lhe que se ela não conseguisse entrar na carreira de Seiyuu teria que voltar para casa e desistir desse sonho. Portanto, quando ela recebeu aquela carta a dizer-lhe que não tinha sido bem sucedida nas audições, só consigo imaginar o que deve ter sentido. Porém, no momento, ela encarou aquilo de forma quase fria e por não querer chorar na frente dos seus amigos e preocupá-los, guardou tudo dentro dela. Guardou até ao limite, até acabar a chorar na sala de aula.


Um pouco depois desse momento, Sorata recebe um telefonema também com os resultados de mais uma participação sua num concurso que pretende encontrar criadores de videojogos. Mais uma vez, Sorata também falhou. Durante a chamada, ele tentou manter a calma e ouvir atentamente os motivos que tinham levado ao seu falhando, só que mal terminou o telefonema, foi-se abaixo. Pude entender porquê e estava a torcer para que desta vez, tudo corresse bem, mas não foi assim.

Todavia, há algo que marcante nesta cena. Durante a chamada, ele estava a falar com o seu, digamos mentor que lhe disse isto « Às vezes, o teu futuro já está decidido e não há nada que possas fazer para mudá-lo. Há coisas que não podes mudar, não importa o quanto te esforces. É uma coisa injusta, não achas? Não é fácil aceitar isso e nem digo que o faças, mas é assim que a vida é... injusta ».

Basicamente essas frases resumem o episódio. 





O momento em que Sorata foi ao encontro de Nanami que estava a chorar no meio da chuva e encarando o céu cinzento também foi duro de se ver. Ela finalmente chorou como devia ter feito quando recebeu as más notícias. Gritou que não entendia como tudo correu mal, quando ela deu tudo de si. Trabalhou, não se divertiu com as amigas recusando as idas ao Karaoke ou outros passeios para se dedicar inteiramente ao trabalho e ao curso e tudo para quê? Para nada.

Evidentemente, ela pode estar a ver tudo desta forma, mas mesmo que objectivo não tenha sido alcançado, uma coisa é certa: a experiência fê-la crescer e tudo o que aconteceu durante aqueles dois anos não podem ser considerado como anos perdidos. E o Sorata chega a dizer que talvez fosse melhor os dois pararem um pouco, fazerem uma pausa e tentar de novo, mais tarde quando estivessem preparados.


Pensei que depois de tantos momentos tristes, as coisas finalmente começavam a acalmar-se, mas não... Sorata recebeu uma carta da empresa para a qual queria trabalhar, dizendo que embora o jogo não tivesse sido aprovado, queriam contratar a Mashiro como designer. Essa foi a gota de água.

Sorata começou a dizer que a vida era mesmo injusta já que pessoas como ele ou a Nanami trabalhavam duro, mas nunca chegariam aos pés daqueles privilegiados que nasciam talentosos e passavam sem qualquer esforço à frente daqueles que davam tudo de si. Mashiro estava ao seu lado e ela, uma artista de renome que apenas ajudou no design do jogo por causa de Sorata, pelos sentimentos que tem por ele, não recebeu de ânimo esse comentário. E esse teria sido um bom momento para tentar desculpar-se ou explicar-se melhor, mas para variar Sorata não fez nada.

Espero ver momentos mais alegres e sobretudo, momentos que façam acreditar que trabalhar duro compensa porque até agora, o que este anime tem mostrado é muita desilusão por parte daqueles que trabalham pelo seu futuro.